Câmara Cascudo - o maior Escritor e Folclorista Potiguar

Câmara Cascudo foi maior folclorista brasileiro, nasceu em Natal/RN, em 30 de dezembro 1898. É um dos mais importantes pesquisadores das raízes étnicas do Brasil.

Aos seis anos já sabia ler. Estudou Latim durante três anos com o mestre João Tibúrcio. Em 1922, aprendeu a ler inglês, para acompanhar os viajantes pela África e Ásia. É dele a tradução comentada do livro Travels in Brazil, de Henry Koster.

Estudou no Externato Coração de Jesus e no Colégio Santo Antônio. Chegou a cursar medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, porém desistiu do curso e foi estudar Direito na Faculdade do Recife, formou-se em 1928. Concluiu também, no mesmo ano, o curso de Etnografia, na Faculdade de Filosofia, do Rio Grande do Norte. Câmara Cascudo casou-se em 1929, com Dália, com quem teve dois filhos.

Trabalhou como professor, diretor de escola, secretário do Tribunal de Justiça e exerceu atividade de jornalista escrevendo crônica diária no jornal “A República” e outros veículos. Foi divulgador do integralismo e lecionou direito internacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lançou mais de 150 livros, escreveu até os últimos dias de sua vida, o seu primeiro livro foi “Alma Patrícia” (1921). Em 1939, lançou a obra “Vaqueiros e Cantadores”, livro que destacou o seu nome entre os autores que escreviam sobre a sabedoria popular.

Escreveu sobre os mais variados assuntos. Sua especialização foi na etnografia e no folclore. Por isso é considerado o maior folclorista brasileiro. Publicou, entre outros, as seguintes obras: Vaqueiros e cantadores: folclore poético do sertão de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará (1939); Antologia do folclore brasileiro (1943); Dicionário do folclore brasileiro (1954); A vaquejada nordestina e suas origens (1974).

Nunca abandonou a sua terra natal. Em 1965, lançou o livro “História do Rio Grande do Norte”. Fundou a Sociedade Brasileira de Folclore, e até os dias de hoje é referência de autor e pesquisa relacionada ao folclore brasileiro.

Publicou suas obras no Brasil e no exterior, por não querer abandonar a sua terra não aceitou ser membro da Academia Brasileira de Letras, e ainda rejeitou o convite para ser reitor da Universidade de Brasília, convite feito na época pelo então presidente Juscelino. Faleceu em Natal, no dia 30 de julho de 1986.

"Sou um homem mais de fé do que de culto. Posso recusar a extrema-unção, vou me entender pessoalmente com Deus." (Câmara Cascudo)

Mais Postagens

3 comentários

  1. QUERIA SABER SOBRE OUTROS FOLCLORISTAS DO RIO GRANDE DO NORTE

    ResponderExcluir
  2. Fico indignado, como o Brasil não conhece Câmara Cascudo?

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores homens por considerá-lo autêntico

    ResponderExcluir